Gênesis. 12:1 – 17:27,(Parashá – Porção)
Isaías 40:27 – 41: 16, Romanos 4: 1-25(Haftará – Profetas, Escritos e o Novo Testamento)
Nesta porção Vemos o chamado de Abrão (Depois D-us mudaria seu nome para Abraão), que reconhecemos a Eleição de D-us em escolher um Homem para que através das promessas feitas a Ele, traria a Redenção ao Mundo por meio do plano que D-us já havia proposto na eternidade de Trazer seu Filho Yeshua(Jesus), como propiciação pelo Pecado da desobediência que trouxe morte a
todos os homens, de modo a Trazer o Éden novamente ao seu estado Original, para que o homem desfrutasse 100% novamente do contato direto com o Criador. Vemos a jornada de Abraão, passando por muitos problemas, No Egito que queriam matá-lo, Problemas com seu sobrinho Ló, Guerra Contra os Reis, Problema com Agar, então percebemos como D-us trabalhou na vida de Abraão, mesmo Sendo chamado por D-us ele Teve que passar também por duas grandes mudanças: Deixar a Terra que Nasceu, onde estava mergulhado na Idolatria, e ao chegar na Outra Cidade deixar também seus parentes mais próximos que estava com ele, para que se cumprisse o proposito do Eterno, O titulo dessa porção é “Vá por Ti”, soa até um pouco estranho mais é isso mesmo, significa que Abraão tinha que não só deixar e seguir cegamente o que Senhor pediu mais Ele teve que abrir Mão de Suas Convicções e Pensamentos(SEU EU) para Crer nas Palavras do Senhor, e Isso deve falar muito aos Nossos Corações, pois a Verdadeira Fé em D-us é Composta por: Intenção Exata do Coração e a Prática, ou seja, D-us já tinha se agradado de Abraão não só pela Atitude mais primeiramente por Abraão Reconhecer quem D-us era, Ele já tinha em seu coração uma Certeza de Amor e Fé de que D-us era O Criador do Universo e que era Real, e que ele (Abraão) seria um Instrumento para o Cumprimento do proposito de D-us na Humanidade. Isso fica claro quando D-us diz no Verso: E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gên. 12:3, Que a Descendência de Abraão seria bendita na Terra como testemunho para as Nações e dela Viria o Messias na qual D-us Neste Messias faria Bendita também todas as Nações da Terra.
Fazendo uma Correlação (Midrash) – Haftará
Uma Midrash que podemos fazer com o texto de Isaias onde a situação que povo se encontrava, era que estavam longe do caminho do Senhor, Imersos em Idolatrias, Mentiras, e em um mundo condenado ao Juízo de D-us, Mas D-us afirmar que ainda que pareça sem esperança Ele convoca o povo para Voltarem para Ele de Todo o Coração e Reafirmando a Aliança Feita com Abraão, e que Jamais rejeitou seu povo Israel, mesmo o Povo estando longe de seus Caminhos e Diz: Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Isaías 41:9, pois se D-us rejeitar Israel seu Povo, seria o Mesmo que Ele Negasse as Promessas Feitas a Abraão, e não haveria Salvação para as Nações, e isso não tem haver com o Merecimento de Israel, mas com a Eleição, ou seja, D-us quis que fosse dessa maneira, então tomo posse de sua vontade, e de sermos um com Israel e com a Igreja de Cristo, para que Juntos possamos trazer o Reino de D-us novamente ao seu estado Original, O Éden Restaurado! Pois o Povo parecia que havia esquecido do seu Criador e levavam uma vida longe dos mandamentos de D-us, logo D-us nos surpreende quando olha com Amor para seu Povo e diz: Mesmo que pareça que tudo está perdido, EU Digo: Está Sobre o Meu Controle!
Assim, é como o Apóstolo Paulo Lida com a Questão em Romanos Capitulo 4, que nos ensina que a Fé que agrada a D-us e Justifica o Homem é aquela que não somente se “Crê” de forma Intelectual, mais é Um Profundo Reconhecimento de Quem D-us Realmente É, Nossas Responsabilidades como Cidadãos Do Reino e o Nosso Estado de Ser Humano Caído e Condenado ao Pecado, onde a Única Esperança Está em Cristo Jesus(Yeshua o Ungido de D-us), e Após esse reconhecimento Vivermos de Boas Obras, Tanto para com D-us como Para o Próximo, A Minha Oração Neste Momento é que O Eterno nos faça andar Reconhecendo-o em todos os Caminhos, Tirando de Nossa Alma todo Pensamento Impuro, Malicioso, Toda Ideia Fixa, Procrastinação, Desanimo e Depressão e andando em Boas Obras: Oração, Leitura da Biblia Diariamente, Jejuns, e Cumprindo seus mandamento com Amor, e ajudando onde quer que Eu Estiver, seja: no trabalho, escola, Igreja e em casa, Trazendo para cada Lugar “O Reino dos Céus”. Que em nossa Vida Possamos viver Saindo daquilo que Nos Aprisiona e que não nos Deixa Vivermos Esse Nível de Fé(que teve Abraão) que Agrada a D-us.
Você Sabia?
Que segundo o Rabi S R Hirsch, a terra de Canaã (Israel) não Oferecia nada de bom para Abraão? Por que D-us Escolheu-a então? O Rabi Responde: Pois Nesta Terra adversa, D-us revelaria a Abraão e seus descendentes sua Glória.