Neste presente artigo pretendo ser bem simples e objetivo dentro do campo da idéias esclarecer pontos importantes para maturidade da fé Cristã, mostrar princípios importantes que estão esquecidos por séculos e que são benção para igreja de Cristo do mundo inteiro e esclarecer quem são os “judaizantes da igreja”, sei da dificuldade de escrever tal assunto, pois poderia até escrever um livro sobre o assunto por isso peço sua atenção e humildade em ler esse artigo escrito com muita sinceridade.
Irmãos atualmente vivemos tempos de cumprimentos proféticos e grande avivamento no mundo inteiro, e uma das visões de hoje que tem o propósito de resgatar princípios vividos pelos apóstolos é A RESTAURAÇÃO ou RETORNO A JERUSALÉM, é um movimento mundial que tem por objetivo reconectar a igreja de Cristo com Jerusalém, participando de todas a bençãos que estão disponíveis a todo o corpo do Messias Judeu Jesus Cristo. leia a citação abaixo:Efésios 3:4-7
4 – Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,
5 – O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;
6 – A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
7 – Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder.
Perceba uma coisa, todos aqueles que aceitam Jesus como seu salvador, tornam-se co-herdeiros e participantes das promessas pelo evangelho, dizem os rabinos que são mais 8 mil bênçãos em todas a bíblia diria que são pelo menos 5 mil no TanaK(antigo Testamento), deste modo todos os que crentes em Jesus podem participar pela fé de todas as práticas contidas na Torá, pois elas apontam para Jesus o Messias, mais um detalhe, essas praticas só tem sentido completo quando refletem Yeshua(Jesus), por exemplo as Festas bíblicas apontam para pessoa de Cristo, veja a citação abaixo: Colossenses 2:16-17
16 – Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 – Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
A sombra que Apostolo Paulo se refere não é uma coisa ruim como é pregado por 99% dos Padres e Pastores, mais algo bom, pois aquela comunidade de Crentes de colosso eram gentios que viviam como os apóstolos estavam ensinando baseados nos ensinos da Torá e estavam sendo criticados e forçados a não mais observar as leis alimentares, as festas bíblicas, lua novas e sábados, então o Apostolo Paulo mostrar que aqueles que estão realizando essas boas praticas vendo Jesus nelas, não estão mais na sombra, tornou-se realidade essas praticas na pessoas do messias, então praticá-las em Cristo é está na realidade, e isto é MARAVILHOSO.
Quero deixar bem claro que não estou referido tais pratica a SALVAÇÃO, pois somente pela Fé nEle Jesus é que temos Salvação(Efésio 2-8:9), Nenhuma denominação Cristã e pratica da Lei pode nos dar SALVAÇÃO, pois ELA é Dom de D-us, assim posso me sentir a vontade de continuar o artigo. Por exemplo, se tivermos a disposição de começarmos e ter humildade de estudar a Torá como os Apóstolos Ensinaram iremos nos maravilhar e conduzir um rebanho com uma maturidade espiritual muito grande, observe algumas Citações sobre Torá no Tanak e no Novo Testamento:
Tanak:
Salmos 19:7
7 – A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Salmos 119:9
9 – Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Salmos 119:12
12 – Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.
Novo Testamento
II Timóteo 3:15-17
15 – E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 – Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
17 – Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Romanos 7:12
12 – E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Lucas 16:17
17 – E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.
Essas palavras de Jesus são Muito profundas, ele mesmo disse que é mais fácil o céu e a terra passar do que cair um til lei, e por quê? Simples, pois possuem princípios que abençoam nossas vidas e por que TUDO o que se diz respeito a Ele ainda não se cumpriu, por isso a lei deve vigorar até hoje, até que ele volte a segunda vez, para implantar seu Reino LITERAL com sede em Jerusalém – Israel. (Atos 1).
Agora por que os Judeus foram dispersos pelo mundo? Foram os culpados pela morte de Jesus? Por que rejeitaram Jesus. NÃO!!!! Veja que biblicamente Judeu Nenhum pode ser culpado pela morte de Jesus, muito menos os Italianos por causa do Romano Pilatos, MAS EU E VOCÊ SOMOS TODOS RESPONSAVEIS PELA MORTE DE JESUS!!!!, Veja as citações abaixo:
João 10:17-18
17 – Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
18 – Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
Então perceba, culpar os Judeus e os Italianos pela morte de Jesus e afirmar que isso é o motivo de os Judeus estarem dispersos demonstra os mesmo pensamento herdado de Padres, Bispos e Papas anti-semitas Romanos que acusaram os judeus de “ASSASSINOS DE DEUS”, foram os responsáveis pela perseguição e morte de Milhares de Judeus, nas Cruzadas e as “Santas Inquisições”.
O verdadeiro motivo de os Judeus serem dispersos e estarem dispersos FOI A NÃO OBSERVANVIA dos mandamentos, ou seja, as bênçãos de Israel estão condicionadas totalmente a seguir os mandamentos de D-us com amor, olhe esse texto muitas vezes pregada erroneamente por aqueles que só querem as bênçãos:
BENÇÃO
Deuteronômio 28:1-6
1 – E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 – E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;
3 – Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4 – Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 – Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6 – Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
MALDIÇÃO
Deuteronômio 28:15-25
15 – Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
16 – Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo.
17 – Maldito o teu cesto e a tua amassadeira.
18 – Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas.
19 – Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.
20 – O SENHOR mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.
21 – O SENHOR fará pegar em ti a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possuir.
22 – O SENHOR te ferirá com a tísica e com a febre, e com a inflamação, e com o calor ardente, e com a secura, e com crestamento e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças.
23 – E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro.
24 – O SENHOR dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.
25 – O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra.
Observe em negrito as maldições, que a não observância dos Mandamentos da Torá iria levá-los a maldição, e nesse verso: 25 – O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra. Por isso Paulo sabia que a não observância dos Mandamentos trariam danos aos Judeus e também aos Gentios que foi em Cristo feito co-herdeiro e participantes das bênçãos pelo Evangelho.
Um mandamento exclusivo para os Judeus é a circuncisão, pois serve de sinal das alianças e chamado de Israel, agora o gentio NÃO precisa se circuncidar, este é o motivo pelo qual em ATOS 15 os apostolo tratam esse assuntos com muito clareza e na Carta ao Gálatas , onde Paulo era condenado pelo seus opositores de não querer circuncidar o gentio, e o Apostolo deixou claro que o gentio não precisa se circuncidar, pois seu selo é no Espírito Nascido em Cristo para Cumprir os mandamento com Amor e livre da Raiz do Pecado.
Agora quero falar do termo “Judaizante”, esse terminologia é citada na Carta aos Gálatas para identificar pessoas no corpo de Cristo que estava fazendo as seguintes acusações contra Paulo: De não ser Apostolo, de NÃO seguir LEI, e deixava os gentios viver da maneira que queriam, e queria obrigar Paulo a circuncidar os Gentios afirmando que sem isso não seriam SALVOS E NEM DISCIPULOS DE CRISTO, e Paulo desenvolve sua Epistola defendendo que foi ordenado Apostolo pelo próprio Jesus e NÃO POR HOMENS, Seguia a Lei como as citações abaixo provam isso, leia com bastante atenção:
Atos 21:20-24
20 – E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
21 – E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
22 – Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.
23 – Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
24 – Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
Viu? Paulo sempre foi zeloso da Torá(Instrução), quero deixar claro que Paulo não era contra circuncisão do Judeu mas sim CONTRA a circuncisão dos Gentios, tanto é que se fosse contra a circuncisão do Judeu estaria se contradizendo pois ele circuncidou seu discípulo Judeu Timóteo, onde seu Pai era grego e Sua mãe era Judia, confira a citação abaixo: Atos 16:1-3
1 – E CHEGOU a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;
2 – Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
3 – Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.
Resumindo, Paulo era conta obrigar O GENTIO a se circuncidar, já que ele é circuncidado pelo novo NASCIMENTO (João 3:3-4).
Então devemos saber entender e aplicar corretamente o termo JUDAIZANTE, pois se seguir os símbolos, Lei alimentares, Leis Éticas, festas bíblicas é Judaizar a Igreja contemporânea Cristã, então deveremos deixar de entregar nossos DIZIMOS EM NOSSAS IGREJAS e deixar DE CRÊ EM JESUS, pois o DIZIMO foi Dado a Israel e Jesus Também foi dado como promessa a casa de Israel, conformeJeremias 31:31-33
31 – Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32 – Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33 – Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Olha que interessante, se devolver o dizimo e ser servo de Jesus são bênçãos para nossas vidas, quantos mais os demais mandamentos, pois se é feito com fé e Jesus no centro da Lei só temos que receber benção da parte dEle. Então Judaizar não é participar das Festas Bíblicas, Leis Alimentares, Leis Éticas e Símbolos Judaicos, mais sim IMPOR a CIRCUNCISÃO aos gentios e FORÇA-LOS seguir praticas puramente LEGALISTAS com o intuito de serem SALVOS e se vã gloriar em sua carne.
MEU RESUMO:
O QUE DEUS SABE:
Que Ele deu seus mandamentos para abençoar o homem e não para aprisioná-lo, e através dos mandamentos eles possam preservar a Graça recebida na pessoa de Jesus, Graça essa que Perdoa o Homem e transforma sua Natureza caída, para servir a Deus em Espírito e em Verdade através do Novo Homem em seus mandamentos.
O QUE OS JUDEUS MESSIANICOS SABEM
Que Jesus não aboliu a lei, pois não faria sentido o Pai Criar a Lei e o filho Abolir uma coisa que Deus deu como benção, que os mandamentos de Deus são seguidos através da revelação data aos apóstolos pelo Espírito Santo na Pessoa do Messias.
O QUE OS CRISTÃOS DEVERIAM SABER
Como membros do corpo do Messias Judeu podem sem obrigatoriedade, mas por fé participar de todas as bênçãos dadas a Israel, uma vez que foram Enxertada na Oliveira de D-us que é Israel, e participar da mesma seiva(bênçãos)conforme Romanos 11:17-18
17 – E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
18 – Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.