Festa das Luzes (Dedicação, Luzes) – Hanucá – por Ap.Yves Garcia

Leia: Números 7:1-11 (Parashá – Porção)

Zacarias 2:13-4:7, 1 Reis 7:40-50, João 9:1-7, 10:20-29 (Haftará – Profetas, Escritos e o Novo Testamento)

Uma das festas da tradição judaica chama-se Hanucá (Luzes), celebramos pelo seu caráter histórico, Espiritual e Profético, irei abordar os três.

O Caráter histórico nos conta que a cidade de Jerusalém foi tomada pelo exercito grego de Antíoco Epifanes, logo impondo por três anos e meio suas proibições das praticas do

Judaísmo da Época, como: Ofertas de Sacrifícios, Circuncisão, Celebrações das Festas Bíblicas, a guarda do shabbat, Batismo, e a Alimentação Kasher (Permitida ao Povo Judeu) etc., e se inicia uma de série profanações no Templo de Jerusalém, sujando com sangue de porco ao templo, tirando os utensílios e colocando uma estatua de seu deus grego zeus. (Segundo Flávio Josefo, em História dos Hebreus, Pgs 545 e 546). Neste período levantasse Matatias Macabeu (Martelo) o sacerdote, e se opõe contra o domínio pagão, logo após sua morte, seu filho Judas Macabeu da continuidade a guerra, logo eles conseguem vencer o inimigo, e a história nos conta que os sacerdotes foram reconsagrar o Templo, e acharam uma botija de azeite com selo sacerdotal que não fora profanado, então acendem a menorá e o azeite que duraria um dia, e por um milagre fica acesso durante oito dias, o suficiente para produzir mais azeite. (Segundo o Talmude Shabat 21b), essa é a razão dos oito dias de festa, acender as velas numa menorá especial de nove braços chamada hanukiá.

Sabermos que Jesus como um bom Judeu celebrou essa festa, veja: E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão. Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. João 10:22-29. Então podemos dizer que todas as festas direta ou indiretamente são sombras do Messias, Colossenses 2:16-17: Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Aqui o contexto de Colossenses, o Apostolo Paulo não está depreciando as festas, mas mostrando que se alguém celebra e principalmente vê o Messias nelas, não deve se importar com o julgamento dos outros. Então saiba que Jesus é Nossa Luz, Apenas Ele pode Fazer Verdadeiramente nós que também somos o templo de D-us ser reconsagrados, e dedicados novamente a D-us, pois muitas vezes não percebemos, mas o mundo é enganoso e devemos fazer uma analise de nossas vidas para que ele possa passar seu sangue carmesim em Nossas vidas e nos tornar sempre santos para D-us. Deste modo não vejo problema nenhum de um Cristão assim com eu celebra-la uma vez que a Igreja foi enxertada em Israel e se alimenta da Mesma Seiva (Princípios e Mandamentos), Romanos 11:17-18: E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Deste modo rompamos com toda teologia da Substituição criada por Roma, e que os Reformadores herdaram, ou seja, somos frutos da reforma, mas agora é tempo de Restauração e a Igreja de Cristo deve tomar posse de tudo àquilo que lhe foi negada durante o 4º século. Assim seja luz, que nossas vidas possam através de pequenos atos mostrarem que verdadeiramente somos de Cristo Jesus. Por isso Boas Obras SEMPRE. Mas que tipo? Ajude os pobres, as Viúvas, os Idosos, e lembre e guarde os Princípios e Mandamentos do Senhor.

No sentido profético vemos uma relação muito forte com aquilo que Daniel falou e Jesus também veja:

Daniel 11:28-31: Então tornará para a sua terra com muitos bens, e o seu coração será contra a santa aliança; e fará o que lhe aprouver, e tornará para a sua terra. No tempo determinado tornará a vir em direção do sul; mas não será na última vez como foi na primeira. Porque virão contra ele navios de Quitim, que lhe causarão tristeza; e voltará, e se indignará contra a santa aliança, e fará o que lhe aprouver; voltará e atenderá aos que tiverem abandonado a santa aliança. E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora.

Mateus 24:15 : Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;

Percebemos que muitas profecias têm duplo acontecimento, um momentâneo e um futuro, é como se um acontecimento momentâneo fosse um exemplo para algo que vai acontecer num tempo futuro, assim vejo nesta profecia de Daniel que se cumpriu com as abominações praticadas por Antíoco General Grego e como acontecera em breve quando o templo de Jerusalém for reconstruído, haverá uma nova profanação agora realizada pelo antimessias (anticristo), que irá proibir toda pratica judaica e instalar uma apostasia que será combatida em minha opinião pela segunda vinda do Messias. Assim fiquemos vigilantes, as praticas contra as leis de D-us e seus mandamentos estão contidas em todos os segmentos da sociedade, nas escolas, universidade, filosofias, políticas, Jornais, filmes e internet, preparando o cenário profético para a manifestação do anticristo, aquele que se opõem a vontade de D-us registrada nas Escrituras.

Você Sabia?

Que ao acender as velas, deve recitar as seguintes bênçãos: 1º Bendito seja Tu, Senhor, Nosso D-us, Rei do universo, que nos santificaste com tuas ordens e nos comandaste que acendêssemos as velas de Hanucá. 2º Bendito sejas Tu, Senhor, Nosso D-us Rei do universo que realizou milagres para nossos pais, em seus dias. 3º Bendito sejas Tu, Senhor, Nosso D-us Rei do Universo que nos manteve em vida, nos sustentou, e nos permitiu alcançar os dias de hoje. Nós que cremos em Jesus, acrescentamos: EM NOME DE JESUS, Amém. A Menorá é acesa olhando de frente da DIREITA para a ESQUERDA, e aproveitamos a ocasião para ajudarmos financeiramente pessoas necessitadas.

Deixe uma resposta