Quem Somos

IMG_0836Origem, Filosofia e Evolução Histórica da MASF, Missão Apostólica Sem Fronteiras,

Apóstolo Dr. Thomé E. Tavares Filho

Durante o período de seu Doutorado em Santiago de Compostela, na Espanha, entre 1995 a 1998, onde desenvolveu pesquisa sobre Marginalidade, Delinqüência, Valores e Expectativas de Futuro, o Pastor Thomé Tavares começou a sonhar com uma Missão Interdenominacional que pudesse aglutinar essas concepções inseridas no contexto das populações marginais, em cujo lócus se poderia desenvolver Projetos de Qualidade de Vida, vivenciando os valores espirituais como prática da novidade de vida, proporcionando mudanças e formação de novas atitudes, não atreladas ao consumismo de bens materiais, mas numa ressignificação conceitual em que na prática, os ensinos da Igreja à luz da Palavra de Deus proporcionasse-lhes senso de direcionalidade; promovendo um crescimento sadio; uma socialização em meio ao contexto social altruísta; um padrão comportamental por excelência que proporcionasse um pleno ajustamento individual contra os transtornos emocionais da vida hodierna; além de uma educação cristã através da Igreja, que direcionasse para a autonomia social desejada.
Ao retornar ao Brasil à partir de 1999, compartilhou essa idéia com muitos líderes que comungavam do mesmo pensamento. Do início do ano 2000 ao final de 2005, transferido da Universidade Federal do Amazonas para a Universidade Federal Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro, como Projeto Piloto, desenvolveu esse modelo de Ministério na Segunda Igreja Batista em Rocha Miranda, zona norte do Grande Rio, onde experimentou um crescimento fantástico de 1 X 100, desenvolvendo atividades ministeriais entre as populações marginais no entorno da Igreja, em meio aos morros e favelas, assoladas pela violência e criminalidade.
No período de sua permanência no Rio de Janeiro, um grupo de líderes se reuniam em Manaus para orar pelo retorno do Pastor, e bem como pela instalação em Manaus desse novo modelo de Ministério. E em fevereiro do ano 2006, finalmente as orações foram ouvidas, quando se deu sua transferência da UFF para a UFAM. Os trabalhos em Manaus foram iniciados na residência Pastoral no bairro do Aleixo, aglutinando líderes de várias denominações, ex-ovelhas, e simpatizantes desse modelo ministerial. Por unanimidade, todos possuíam a mesma idéia, com os mesmos propósitos para a obra de Deus.
Dado ao crescimento do trabalho que na verdade se iniciou com um Grupo Familiar, se transferiu para uma cobertura da irmã Norma Aquino, na Vila Amazonas, em Adrianópolis, ao lado do Parque do Idoso, que se transformou também num Centro de Treinamento Teológico para formação de Obreiros, e após um ano foram consagrados os 21 primeiros Pastores e Pastoras que iniciaram seu estágio prático com a implantação de frentes missionárias nos bairros do Coroado, Grande Vitória, Jorge Teixeira, Lagoa Verde, Nova Cidade, Nova Vitória, Riacho Doce II, e São Jorge.
Continuadamente, os Obreiros da MASF passam constantemente por um processo de capacitação na formação continuada visando a excelência da obra, com Congressos internos, QualyCamp (Retiro de Qualidade de Vida), Cliccon (Clínica de Crescimento de Congregações), Encontros de Batismos Coletivos etc. Preferencialmente, as frentes missionárias estão sendo implantadas em Populações Marginais, em bairros periféricos, invasões, consideradas socialmente como bolsões de miséria, onde também se desenvolve Projetos Sociais de Qualidade de Vida, em parceria e interface com Órgãos Públicos . Em cada Congregação é colocado uma equipe multiprofissional entre os Pastores e Pastoras, que além de interagirem com atividades na comunidade, transformam a Congregação num Pólo e Centro de Irradiação da Palavra de Deus, surgindo assim as NEFs, que são os Núcleos de Evangelização Familiar. Assim, temos NEFs implantados na Compensa, Piorini, Nova Cidade II, Conjunto Lula, Cidade Nova I, Parque das Nações, Penitenciária Anísio Jobim, Escola Estadual no Riacho Doce.
Mais recentemente, a MASF iniciou uma outra linha de evangelização entre os indígenas, assumindo as Congregações do Rio Andirá, no Baixo Amazonas, onde atua o Pastor Timel Batista, atuando entre as Congregações na Aldeia Boas Mirins, Aldeia Boa Vista, Aldeia Castanhos e Aldeia Fé em Deus, onde mais de 700 indígenas estão sendo alcançados com a pregação da Palavra de Deus.
Fundamentação Cristocêntrico
O Projeto Missionário da MASF se embasa no Projeto do Senhor Jesus, como plataforma de sua visão Ministerial, registrado no Evangelho de Lucas, no qual assegura:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me Ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para curar os quebrantados de coração e apregoar liberdade aos cativos; a dar vista aos cegos e por em liberdade os oprimidos, e a anunciar o ano aceitável do Senhor (Lucas 4:18-19).
Entendemos assim que o Plano de Deus desenvolvido no Ministério do Senhor Jesus, se volta para as comunidades carentes, tendo as populações marginais como público alvo, cuja filosofia ministerial é de se promover a qualidade de vida no contexto de mudança de mentalidade, como Paulo interpreta:
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus que é o vosso culto racional. ( Romanos 12:2).
Entendemos outrossim que, quando alguém se converte em Jesus Cristo, além da aquisição de sua salvação espiritual, no processo de sua Justificação, recebe uma nova vida, e vivendo em novidade de vida, o processo de regeneração propicia-lhes a adoção dos valores espirituais e sociais através dos ensinos bíblicos do Senhor Jesus, que proporciona-lhes uma revisão em seu foco de valores, recebendo as mais ricas promessas de Deus, no que cerne ao “Ano Aceitável do Senhor”, advindas de uma chuva de bênçãos temporã e serôdia (Jeremias 5:24), herança de uma antiga promessa ao povo judeu que era oferecido de 50 em 50 anos, no Ano do Jubileu, que na Nova Aliança em Cristo Jesus, é dado contínuadamente, e que as temos como uma Unção de Qualidade de Vida, e toda sorte de bênçãos das regiões celestes, prometidas ao povo de Deus dessa Nova Aliança em Cristo Jesus.
Com essa mensagem, e com esse poder de transformação através do Evangelho, e alcançando aqueles que mais sofrem dos problemas sócio-demográficos, junto às populações marginais, podemos assim transformar a sociedade.
Processo de Reconstrução do Homem
Em sua obra, “A Demolição do Homem”, Konrad Lorenz (1990), descreve a realidade subjetiva do imaginário humano, que enfrenta o mesmo problema da dicotomia entre o corpo e alma, acentuando as falhas no comportamento que perderam o sentido original. Nesse perspectiva de desencanto humano, Lorenz dá ênfase ao desencaminhamento do espírito humano, e fala também do mal estar de uma cultura permissiva, da gratuidade absoluta a perda do foco dos valores espirituais, em vista da falta de uma fenomenologia que resgate o verdadeiro sentido de vida.
Acentuamos nesse ensaio de Lorenz (1990), o surgimento de um novo cenário social em que, segundo o pensamento, em que tudo é provisório, gerando incertezas; O ambiente é instável, as situações e os problemas que serão enfrentados são imprevisíveis e as soluções terão de ser encontradas rapidamente pelas pessoas: portanto, de nada valem as receitas do passado, as fórmulas existentes; A competitividade é um marca dessa sociedade: a disputa é muito grande, vence o melhor, o mais preparado, o mais ágil, o mais criativo; Não basta saber, o conhecimento no abstrato, é necessário que ele esteja atrelado ao fazer, ou seja, o conhecimento só é importante se tiver utilidade e levar ao desenvolvimento de habilidades que permitam resolver os problemas concretos. As informações estão em toda parte e são acessíveis à todos; a escola é apenas um dos locais onde se aprende, se adquirem informações; logo, é necessário rever a sua função, redefinir o seu trabalho considerando essa nova realidade social. O trabalho em equipe é importante fortalecer em todos os níveis; deve pois deve ser aprendido e incentivado. A educação é um trabalho cada vez mais complexo que envolve toda a sociedade; portanto é impossível imaginar a escola trabalhando sozinha e isolada.
Em sua obra, “O Homem à procura de si mesmo”, (ROLLO MAY, 1987), descreve as implicações desse cenário, no qual afirma que a solidão e ansiedade é a doença do homem moderno, e como num vale de ossos secos, se vê uma grande multidão de gente vazia, que perderam o poder da comunicação pessoal, e que gradualmente se constata a perda gradual do senso do self, gerando assim uma sociedade que perde os seus valores, cuja população descrita como um rebanho sem Pastor, que perde o senso do trágico, envolvido num estado de luta para ter e na luta para ser.
Em sua obra “Os oito pecados mortais do homem civilizado”, Konrad Lorenz (2002), reitera o quadro tétrico desse vale de ossos secos, acentuado pelo superpovoamento do planeta; pela devastação do espaço vital do planeta terra que se asfixia pelo aquecimento global; através da competição e a cultura da individuação; pela morte do calor humano; da decadência genética; da ruptura da tradição em função dos efeitos da globalização; da doutrinação política hegemônica do neoliberalismo que promove a desigualdade social e se impõe como o pensamento único.
É nesse cenário social que surge a MASF, num contexto social em que a Igreja tem que fazer a diferença, num cenário social em que as mudanças são rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional, impondo novas e crescentes necessidades a que as atuais organizações não tem condições de atender.
Observa-se que o crescimento em tamanho das organizações, que se tornam complexas e internacionais. As atividades novas que exigem pessoas de competências diversas e altamente especializadas, envolvendo problemas de coordenação e, principalmente, de acompanhamento das rápidas mudanças, da sociedade Industrial para a Sociedade de Informação; da Tecnologia Simples para a Alta Tecnologia; da Economia Nacional para a Economia Mundial; do Curto Prazo para o Longo Prazo; da Democracia Representativa para a Democracia Participativa; das Hierarquias para a Comunicação Lateral Intensiva; da Opção Dual para a Opção Múltipla; da Centralização para a Descentralização; da ajuda Institucional para a Auto-Ajuda.
Nesse cenário social do homem demolido no pecado, no degradante quadro social de extrema miséria e exclusão social, a MASF segue os moldes ensinados por Jesus em seu Ministério itinerante junto às populações marginais, ele curava os enfermos, expulsava os demônios, multiplicava os pães e os peixes para um povo faminto, ensinava a Palavra de Deus, e promovia mudança de mentalidade no Pacto da Nova Aliança.
Nessa perspectiva, a proposta de discipulado da MASF aglutina sete níveis ascendentes como degraus de investimento no novo convertido, propiciando-lhe um crescimento forte, socialização sadia, ajustamento pessoal e autonomia social, como veremos:
Evangelizar – nessa 1ª abordagem, o evangelista, usado pelo Espírito Santo, procura convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo.
Ganhar – O alvo da obra de evangelização é ganhar a pessoa para Cristo, levando-o a uma decisão voluntária de aceitar a Jesus como Senhor e Salvador. Quando a pessoa toma essa decisão, logo é consolidada no QualyCamp, para depois ser batizada
Cuidar – Após o batismo, o novo convertido recebe cuidados especiais, como visitação, aconselhamento, orientações sociais sobre cidadania, direitos e deveres, além dos cuidados especiais de saúde, atividades ocupacionais, preparação para o mercado de trabalho, para a vida conjugal etc.
Discipular – é o passo fundamental para a aquisição da maturidade cristã, na adoção de valores, no aprendizado da Palavra de Deus no contexto bíblico, além da aquisição do conhecimento espiritual para o viver cristão.
Tratar – Nesse 5º passo, o novo convertido é submetido a um tratamento de caráter ä luz dos valores Cristãos, além de outros tratamentos específicos de transtornos neurológicos, psiquiátricos e comportamentais, provocado por hereditariedade ou tensões psicossociais.
Capacitar – Nesse nível, em estágio avançado de investimento pessoal, se desenvolve a capacitação profissional e ministerial, afim de que a qualidade de vida se fundamente também na vida social.
Enviar – Nesse último passo, num aspiral continuum, com a nova vida em Cristo, a pessoa após passar por todo esse processo de aperfeiçoamento, é enviado como Obreiro para repassar a sua experiência aos outros, com a finalidade de se prover a reconstrução de vidas.
Linhas de Evangelização e Discipulado
Como agência missionária, a MASF se dinamiza na obra de evangelização e discipulado, adotando sete (7) estratégias, com a finalidade de alcançar tantas outras pessoas para o Reino de Deus, com uma grande colheita de almas, como veremos:
4.1. Evangelização entre os Indígenas – trabalho já iniciado no rio Andirá, entre os índios Saterés, onde o Pastor Indígena Timel Batista desenvolve atividades de evangelista em 4 Aldeias, que se organizaram em Congregações, e com o desafio de alcançarmos 700 indígenas.
4.2. Evangelização urbana junto às populações marginais e carentes dos centros urbanos – Nossa meta é de implantarmos frentes missionárias prioritariamente em bairros periféricos, invasões, favelas, alagados, palafitas, bolsões de miséria, local onde as pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, onde desenvolveremos o discipulado, acompanhado de Projetos Sociais de Qualidade de Vida, com Cursos de Qualificação Profissional, Cursos de Capacitação para o 1º emprego de pessoas com baixa escolaridade, Cursos de Enfrentamento contra o desvio social.
4.3. Evangelização estudantil no sistema regular de ensino público e privado, nas IES e nas Universidades Públicas – Através da atuação de seu Pastor Presidente, Professor Universitário e Pesquisador do CNPQ, desenvolver Projetos de Qualidade de Vida e de Enfrentamento contra o Desvio Social, em interface e parceria com as Secretarias de Estado de Educação, do MEC através da Escola que Protege, do Ministério Público, Conselho Tutelar, Vara de Família, Secretaria Municipal de Bem Estar Social, do OIT (Organização Internacional do Trabalho), e Comissão de Direitos Humanos da Presidência da República, para efeito de implantação de uma Rede de Proteção contra a Violência Sexual Infanto Juvenil. Esse Projeto de Qualidade de Vida se desenvolverá nas Escolas, aos sábados, com a participação dos pais, com oficinas de dança, teatro e música gospel.
4.4. Evangelização através de Capelania em Hospitais, Presídios, Manicônios e Centros de Recuperação – Os mesmos Projetos de Qualidade de Vida e de enfrentamento contra o desvio social, se aplicará nos moldes de Capelania em Hospitais, Presídios, Manicônios e Centros de Recuperação, tendo como gestalt a obra de evangelização e discipulado cristão.
4.5. Evangelização através de Literatura, com publicações de textos, artigos e livros – A MASF mantém uma linha de editoração de autoria própria de seus Pastores Teólogos, Advogados, Professores Universitários, Psicanalistas, Psicólogos, Professores, Pedagogos e Assistentes Sociais, composto por uma equipe multiprofissional, para efeito de manter prioritariamente sua filosofia e visão de ministério. É meta da MASF manter sua própria Editora e Parque Gráfico.
Agência Missionária sem Fronteiras – Como Agência Missionária, a MASF estende seus tentáculos missionários para além do Estado do Amazonas, com uma visão de águia para alcançar as nações.
Evangelização Itinerante – desenvolvido por nossos Pastores Missionários, como Apóstolos, fazendo Cruzadas, Conferências, Campanhas nas Igrejas, Encontros e Congressos de Avivamento etc.
Qualidade de Vida
A premissa como tônica e ênfase motivacional da MASF é o alcance de uma vida espiritual que proporcione mudanças de atitudes para a adoção de uma filosofia unificadora de vida, com paz interior, equilíbrio emocional, e conquistas sociais, como promessas do Senhor Jesus, do crente salvo que desfruta de toda sorte de bênçãos das regiões celestes.
Missão Apostólica sem Fronteiras
A primeira MASF, foi implantada pelo Apóstolo Paulo, ao implantar agências do Reino de Deus em toda a bacia do Mediterrâneo no Século I, seguida dos demais Apóstolos que alcançaram o Oriente Médio, a Ásia Maior e Menor, a Europa e o Continente Africano. A MASF continua escrevendo o Livro de Atos dos Apóstolos. Atualmente estamos conquistando territórios na Cidade de Manaus, mas com uma Visão de Águia, nossa meta é de ultrapassarmos as fronteiras do Estado do Amazonas, alcançando as nações. Até final do ano estamos alcançando a soma de 50 Pastores, Pastoras e Missionários em nosso Quadro de Obreiros. A obra da MASF é imensa, e os campos estão brancos para a ceifa, e pouco são os ceifeiros, mas o Senhor tem nos enviado um contingente maior de Obreiros, valentes desta Geração sem Fronteiras, humildes, mas ousados na fé, e cheios do Espírito Santo. Somos uma Geração Sem Fronteiras para a imnplantação do Reino de Deus, Avivados para uma grande colheita de almas, antevendo o arrebatamento da Igrejas, em cujo tempo vivenciamos a Unção, o Poder, o Fogo e a Glória de Deus em nossas vidas.
Referências
ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. São Paulo. Editora Paz e Terra. 2003.

ALBERTO, Chiavenato. Teoria Geral da Administração. Volume 1. São Paulo. Makyuon Books. 1993.

ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro. Editora Forense. 2005

ARROYO, Miguel. Imagens Quebradas: Trajetórias e Tempos de Alunos e Mestres. Petrópolis. Editora Vozes, 2004.

JAPIASSU, Hilton. Um desafio à educação: Repensar a Pedagogia Científica. São Paulo: Editora Letras & Letras, 1999.

LORENZ, Konrad. Os oito Pecados mortais do homem civilizado. São Paulo. Editora Brasiliense, 2002.

LORENZ, Konrad. A Demolição do Homem. São Paulo. Editora Brasiliense, 2002.

MAY, Rollo. O Homem à procura de si mesmo. Petrópolis. Editora Vozes, 1987.

TAVARES FILHO, Thomé E. Padrões de Valores e Expectativas de Futuro dos Menores Marginalizados em Manaus. Adua. 2002.

VIEIRA, Alexandre Thomaz e organizadores. Gestão Educacional e Tecnologia. São Paulo. Editora Avercamp, 2003.

 

NOSSA VISÃO – “Ide e pregai o evangelho a toda criatura e fazei discípulos de todas as nações”

NOSSA MISSÃO – “Colheita de Almas, Conquista de Territórios, E Investimento em uma nova liderança a partir dos novos convertidos”.

NOSSOS VALORES – Viver e Experiênciar os Valores Espirituais do Reino dos Céus através do Discipulado e da Experiência com o Espírito Santo, resgatando no Homem a sua verdadeira identidade e imagem de D’us”.

                                          

 ATIVIDADES MINISTERIAIS

Discipulado, Cultos temáticos(Adoração, louvor, Comunhão, Ministração da Palavra), Redes de: Casais, Infantojuvenil, Jovens, Homens e Mulheres,  Visitação, NEF(Núcleo de Evangelismo Familiar), Qualicamp(Encontro de Qualidade de Vida Espiritual), QuaLíder(Encontro de Lideres), Escola de Lideres, Grupos de Estudo, treinamentos através de Seminários e Congressos, Celebração das Festas Bíblicas e a Coluna de Oração e Intercessão.

 ATIVIDADES SOCIAIS

Curso de Informática Básica gratuito para comunidade, Terapia Comunitária, Aconselhamento Pastoral e Distribuição de alimento pelo Mesa Brasil.

 Dias e Horário de Funcionamento das Congregações

 Quartas – Feiras as 19:30HS (Discipulado)

 Domingos as 18:30Hs (Cultos Temáticos)

VOCÊ ESTÁ SEM UMA IGREJA? OU PROCURA UM LOCAL PARA CONGREGAR?  VENHA NOS CONHECER, SERÁ UMA BÊNÇÃO TÊ-LO (A) CONOSCO.